Intel desenvolve sucessor para o USB, Light Peak Technology

Intel desenvolve sucessor para o USB
Light Peak Technology


A Intel está a desenvolver uma tecnologia para suceder ao sistema de transferência de dados baseado em USB. O objectivo da fabricante de processadores é lançar a Light Peak já em 2011


A revelação foi feita pela Intel durante um fórum realizado em Pequim, onde a empresa defendeu as vantagens da nova tecnologia, que irá passar a integrar nos seus chipsets em detrimento da USB 3.0.

Desenvolvida em parceria com a Apple, a nova tecnologia baseia-se em fibra óptica para permitir velocidades de transferência de dados que podem chegar aos 10 Gigabits por segundo, independentemente do protocolo utilizado.

Resumo Light Peak
Light Peak é o nome de código para uma nova tecnologia de cabos ópticos de alta velocidade concebido para ligar aparelhos electrónicos entre si. Light Peak oferece banda larga a partir de 10Gb/s com a capacidade potencial de escala de 100Gb/s durante a próxima década. A 10Gb s, pode transferir um filme completo Blu-Ray, em menos de 30 segundos. A tecnologia óptica permite também conectores menores e mais longos e mais finos. Light Peak também tem a capacidade de executar múltiplos protocolos simultaneamente num único cabo, permitindo conectar dispositivos como periféricos, monitores, unidades de disco, docking stations, e muito mais.

Como funciona a tecnologia
 
Light Peak é composto por um chip controlador e um módulo óptico que serão incluídos nas plataformas que suportam esta tecnologia. O módulo óptico realiza a conversão da electricidade em luz e vice-versa, usando laser e detectores de fotos em miniatura. Intel está a planear o fornecimento do chip controlador, e a trabalhar com outros fabricantes de componentes para fornecer todos os componentes Light Peak. Espera-se que os componentes estarão prontos para o lançamento em 2010.
  • Light Peak module with four fibers each capable of carrying 10Gb of data per second.
  • Close-up of the Light Peak module.
  • Light Peak module with laser light added for illustration (actual infrared light is invisible to the eye).
  • Light Peak module close-up with laser light added for illustration (actual infrared light is invisible to the eye).

    Mais informação no sitio da Intel http://techresearch.intel.com/articles/None/1813.htm

Powered by ScribeFire.

Sobre CarlAn
*Weblog informativo sobre Doença Inflamatória Intestinal (DII) *Weblog » http://crohnsnews.wordpress.com/ *Weblog » https://800iso.wordpress.com/ *Twitter » http://twitter.com/crohnsnews *Twitter » http://twitter.com/800ISO

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: