YouTube cinco anos depois, já é terceiro site mais visitado na Internet
23 Abril, 2010 Deixe um comentário
A Internet deixou de ser o que era há cinco anos, quando três jovens norte-americanos saíram da empresa de comércio electrónico PayPal para criar o YouTube, revolucionando a forma de ver e partilhar vídeos ‘online’.
O domínio youtube.com foi registado em 15 de Fevereiro de 2005, mas o ‘site’ só viria a receber o primeiro vídeo em 23 de Abril desse ano. A versão experimental foi aberta em Junho, o lançamento oficial ocorreu em Novembro e em Dezembro o YouTube entra na bolsa, num momento em que já tinha mais de 200 mil utilizadores registados e mais de 200 mil vídeos por dia.
Menos de um ano depois, em Novembro de 2006, o YouTube, já então o ‘site’ de maior crescimento na Internet, foi comprado pela Google por 1,65 mil milhões de dólares (1,2 mil milhões de euros). Quem mais lucrou com o negócio foram a empresa de capital de risco Sequoia Capital (442 milhões de dólares) e o trio fundador do YouTube: Chad Hurley (345 milhões), Steve Chen (326 milhões) e Jawed Karim (64 milhões).
O fulgurante sucesso foi marcado ainda pela nomeação, pela revista Time, do YouTube como “Melhor invenção do ano” 2006.
Para um dos fundadores, Jawed Karim, o sucesso do YouTube deve-se aos recursos introduzidos pelo site: recomendações de vídeos através da lista de “relacionados”, ‘link’ de ‘e-mail’ para partilha de vídeos, área de comentários associação a redes sociais e o reprodutor de vídeos que pode ser incorporado noutras páginas da Internet.
Cinco anos depois, o YouTube é já o terceiro site mais visitado na Internet em todo o Mundo (era quarto no final de 2009), segundo o ranking Alexa [alexa.com/topsites], atrás apenas do motor de busca Google e da rede social Facebook, e à frente de outros sites famosos, como o Yahoo!, Wikipedia, Blogger, MSN, Twitter e Myspace.
Em Portugal, o YouTube também era até muito recentemente o segundo ‘site’ mais visitado, mas foi ultrapassado pelo Facebook.
DN

Powered by ScribeFire.
Ultimos Comentários