YouTube cinco anos depois, já é terceiro site mais visitado na Internet

A Internet deixou de ser o que era há cinco anos, quando três jovens norte-americanos saíram da empresa de comércio electrónico PayPal para criar o YouTube, revolucionando a forma de ver e partilhar vídeos ‘online’.

O domínio youtube.com foi registado em 15 de Fevereiro de 2005, mas o ‘site’ só viria a receber o primeiro vídeo em 23 de Abril desse ano. A versão experimental foi aberta em Junho, o lançamento oficial ocorreu em Novembro e em Dezembro o YouTube entra na bolsa, num momento em que já tinha mais de 200 mil utilizadores registados e mais de 200 mil vídeos por dia.

Menos de um ano depois, em Novembro de 2006, o YouTube, já então o ‘site’ de maior crescimento na Internet, foi comprado pela Google por 1,65 mil milhões de dólares (1,2 mil milhões de euros). Quem mais lucrou com o negócio foram a empresa de capital de risco Sequoia Capital (442 milhões de dólares) e o trio fundador do YouTube: Chad Hurley (345 milhões), Steve Chen (326 milhões) e Jawed Karim (64 milhões).

O fulgurante sucesso foi marcado ainda pela nomeação, pela revista Time, do YouTube como “Melhor invenção do ano” 2006.

Para um dos fundadores, Jawed Karim, o sucesso do YouTube deve-se aos recursos introduzidos pelo site: recomendações de vídeos através da lista de “relacionados”, ‘link’ de ‘e-mail’ para partilha de vídeos, área de comentários associação a redes sociais e o reprodutor de vídeos que pode ser incorporado noutras páginas da Internet.

Cinco anos depois, o YouTube é já o terceiro site mais visitado na Internet em todo o Mundo (era quarto no final de 2009), segundo o ranking Alexa [alexa.com/topsites], atrás apenas do motor de busca Google e da rede social Facebook, e à frente de outros sites famosos, como o Yahoo!, Wikipedia, Blogger, MSN, Twitter e Myspace.

Em Portugal, o YouTube também era até muito recentemente o segundo ‘site’ mais visitado, mas foi ultrapassado pelo Facebook.
DN

, , , , ,

Powered by ScribeFire.

Sobre CarlAn
*Weblog informativo sobre Doença Inflamatória Intestinal (DII) *Weblog » http://crohnsnews.wordpress.com/ *Weblog » https://800iso.wordpress.com/ *Twitter » http://twitter.com/crohnsnews *Twitter » http://twitter.com/800ISO

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: